Câncer: Deputado Estadual e Médico Dr. Hércules destaca importância de diagnóstico precoce

255

Doutor Hércules (MDB) participou da comemoração dos 30 anos da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), que realiza trabalho de referência com crianças e adolescentes que enfrentam o câncer no Espírito Santo. O evento foi realizado no dia 15 de março na sede da entidade.

“Parabéns Acacci, pelo trabalho incansável de ajudar as crianças a encontrar a cura”, disse o parlamentar, que tem atuação voltada para essa causa. O deputado também direciona recursos para entidade por meio de emenda parlamentar.

“Atuamos na defesa das crianças e chamamos atenção para importância do diagnóstico precoce”, reforçou o deputado, que é autor da Lei 10.508. A norma instituiu oficialmente o dia 1º de setembro como Dia Estadual de Alerta para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.

O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de combater o câncer infantojuvenil, considerado a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes na faixa de 5 a 19 anos no Brasil. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

“Trabalhamos para alertar pais, profissionais da saúde e toda sociedade para observar sinais que possam auxiliar no diagnóstico precoce”, contou Doutor Hércules, que é presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer Infantojuvenil da Assembleia Legislativa. A Frente foi lançada com o objetivo de unir gestores, profissionais e famílias para melhorar as taxas de cura das crianças e adolescentes.

Câncer infantojuvenil

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no País anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária.

“Precisamos estimular ações educativas e preventivas, tornando conhecido ao maior número de pessoas os sintomas e os sinais da doença”, afirmou Doutor Hércules.

Saiba mais sobre a Acacci

Veja como identificar os sintomas do câncer infantojuvenil

Mais informações: Assessoria de comunicação